COMO LIMPAR TAPETES, GUIA DEFINITIVO

Que nós adoramos tapetes, isso é fato, mas este maravilho item de conforto e decoração precisa ser lavado não é mesmo?

Neste post vamos explicar os diversos tipos de lavagem para que o seu tapete fique novamente novinho em folha. Vamos lá?

1) LIMPEZA PROFISSIONAL

 
Parece óbvio mas a limpeza profissional em determinados casos ainda é a mais indicada. Seja por falta de tempo, seja pelo tamanho do seu tapete ou qualquer outro motivo uma boa limpeza profissional deixará seu tapete como novo e prolongará sua vida útil.

Não tenha pressa na hora de escolher o local, procure indicação para que o melhor seja o escolhido. Como a frequência de lavagem é baixa é melhor escolher bem. Procure no Google locais próximos a você e se possível veja avaliações de quem já usou o serviço.

Caso você não esteja disposta a levar em um profissional as dicas abaixo com certeza irão lhe ajudar.

2) LIMPEZA RÁPIDA 
​​

 
Para uma limpeza rápida e cotidiana o seu melhor amigo nesta hora é o aspirador de pó. É melhor usar o aspirador do que a vassoura pois ele danifica menos o tecido.

Uma dica que você pode experimentar na próxima vez que for limpar o seu tapete é aspirar primeiro a parte de baixo do tapete para depois aspirar a parte de cima.

Para dar o toque final use uma escova para tirar o que faltou e pronto, tapete limpo novamente 😉

Parece recorrente mas muitas pessoas pensam primeiro no método mais difícil antes de fazer o básico.

3) COMO LIMPAR TAPETE FELPUDO?

​​

Este tipo de tapete é lindo não? Mas a sua lavagem exige um certo cuidado. O charme deste tapete são as felpas e por isso deve-se tomar o máximo de cuidado com elas. 

Devido ao seu pelo algo e à frequência de lavagem pode ser que algumas sujeiras estejam alojadas debaixo da felpa, então antes de mais nada o mais indicado é chacoalhar o tapete para que o groso saia.

Após tirar o grosso o melhor é, novamente, utilizar o aspirador de pó. Aspire sempre na direção da largura do tecido e escolha o bocal que menos danifique as felpas, se possível o com cerdas.

4) COMO LIMPAR TAPETE ORIENTAL, PERSA OU DELICADO?
​​

 

Você sabe, além de exuberante este tipo de tapete é muito delicado. E a sua limpeza também é, claro.

Para a limpeza cotidiana deste tipo de tapete a dica é, cobrir o tapete antes de aspirar.

Estranho? Nem um pouco, cobrir o tapete com um tecido leve como TNT, fronha ou nylon faz com que o atrito do aspirador não danifique o tecido.

Caso ele possua franja, escove os fios de dentro para fora.

Lembre-se, um tapete especial requer cuidados especiais, não?

5) COMO LIMPAR UM TAPETE DE SISAL
​​

 

Tapetes de Sisal são feitos com fibras naturais (fora os sintéticos, claro). Estas fibras são tecidas em camadas possibilitando que a sujeira se acumule nelas.

Para manter o seu tapete de sisal limpo é importante que você aspire dos dois lados do tapete e com uma escova pequena escove os pontos de junção da fibra para que a sujeira grudada seja eliminada. Caso esteja muito grudado uma ponta de tesoura pode resolver o problema.

Não cogite em hipótese alguma lavar um tapete de sisal com água ou na máquina, muito menos pendurar no varal ou hábitos parecidos. Eles são sensíveis 😉

5) COMO LIMPAR UM TAPETE DE COURO
​​

 
Um tapete de couro é o tapete mais rústico que você pode imaginar não? Então a lavagem deve ser rústica também. Nem pense em jogar água ou algo do tipo, apenas escove ele (tomando cuidado caso haja pelo) e passe o aspirador, caso haja pelo passe no sentido do pelo. 
E lembre-se, não deixe seu tapete de couro exposto ao sol, ele irá ressecar.

6) COMO LIMPAR TAPETE DE ALGODÃO OU BARBANTE
​​

 
Tapetes de algodão ou tapetes de barbantes devem ser limpos com cuidado pois os seus fios não devem ser danificados na hora da limpeza. Seja uma vassoura grossa, uma escova dura ou até mesmo um aspirador de pó passado com força podem estragar os fios.

Para a limpeza cotidiana o bom e velho aspirador com cerdas dá conta tranquilamente. Verifique na etiqueta do seu produto se é possível lavar na máquina, se for, aproveite 😉

PRODUTOS CASEIROS PARA TIRAR MANCHAS
​​

 

Não adianta, por mais que você trate seu lindo tapete com carinho uma hora ou outra alguma coisa vai cair e manchar sua peça tão especial.

Mas não precisa se desesperar, arrancar os cabelos, chorar sobre o leite derramado e maldizer o culpado (mesmo que seja você). Existem diversos produtos caseiros que darão um jeito no desastre. Ufa!

O clássico removedor de manchas em tapetes da vovó é composto por Vinagre, Sabão/Detergente e Água morna. Na maioria dos casos basta misturar os ingredientes e aplicar na mancha. Espere alguns minutos, limpe com um pano seco e voilá! Tapete sem manchas de novo!!

Em 99% dos casos a dica acima funciona, mas e se você estiver querendo tirar uma mancha específica? Bom, segue uma lista de dicas para as manchas mais comuns (variações da dica da vovó):

​​

 

1) LIMPAR MANCHA DE CAFÉ NO TAPETE
Estava tomando um café para tirar o sono e ele caiu no tapete? Calma, com um pouco de água tônica em uma esponja e esfregue um pouco. Espere um pouco e limpe com um pano úmido, adeus mancha de café.

2) LIMPAR MANCHA DE CHOCOLATE NO TAPETE
Você segue uma dieta light mas as vezes sai da linha né? E justo naquele dia caiu chocolate no tapete. Que azar, mas calma, tem solução!

O chocolate, você bem sabe, tem gordura. E além de aumentar o seu peso ele precisa de um cuidado especial na hora de limpar a área do tapete.

Primeiro é importante que você espere ele endurecer, se possível envolva algumas pedras de gelo em um pano e aplique no local para que endureça.

Depois de duro raspe com cuidado o grosso, mas atenção para não espalhar ainda mais a mancha.

Retirado o grosso é hora da solução caseira. Lembra da gordura do chocolate? Então, você vai misturar água morna e detergente para que ela saia. Na proporção de uma colher de sopa para dois litros de água. Esfregue o local e depois seque com pano seco, limpo novamente!

3) LIMPAR MANCHA DE CERVEJA NO TAPETE
Rolou aquela festa em casa mas aquele convidado indesejado (bicão) sujou seu tapete? Fácil, misture uma colher de chá de detergente e uma xícara de água morna, passe na área da mancha e depois seque com pano seco.

4) LIMPAR MANCHA DE VOMITO NO TAPETE
Alguém vomitou no seu tapete?? Prenda a respiração, coragem e misture uma colher de chá de detergente e uma xícara de água morna, passe na área da mancha e depois seque com pano seco.

5) LIMPAR MANCHA DE SANGUE NO TAPETE
Pingou sangue no seu tapete?? Primeiro cure a ferida então misture uma colher de chá de detergente e uma xícara de água morna, passe na área da mancha e depois seque com pano seco.

5) LIMPAR MANCHA DE URINA NO TAPETE
Bom, se isto acontecer, melhor não perguntar e então misture uma colher de chá de detergente e uma xícara de água morna, passe na área da mancha e depois seque com pano seco.

6) LIMPAR MANCHA DE MANTEIGA NO TAPETE
Comendo aquele pingado com pão na chapa na sala né? Caiu e, conforme as leis da física provam, a parte de baixo com a manteiga no tapete. Fácil,  misture uma colher de chá de detergente e uma xícara de água morna, passe na área da mancha e depois seque com pano seco.

7) LIMPAR MANCHA DE OVO NO TAPETE
Pode acontecer, tudo pode acontecer não? Então, o ovo caiu, quebrou e manchou. O que fazer? Oras, misture uma colher de chá de detergente e uma xícara de água morna, passe na área da mancha e depois seque com pano seco.

8) LIMPAR MANCHA DE SUCO DE FRUTAS NO TAPETE
Você preparou um suco de maracujá para dar uma acalmada e pumba, caiu no tapete. Calma, calma, não se estresse. Apenas misture uma colher de chá de detergente e uma xícara de água morna, passe na área da mancha e depois seque com pano seco e fique calmo novamente.

9) LIMPAR MANCHA DE REFRIGERANTE NO TAPETE
Aquela lata de coca cola parece meio quente, mas mesmo assim você abre em cima do tapete e ela bum! Derrama refrigerante no tapete. Calma, seque o excesso e misture uma colher de chá de detergente e uma xícara de água morna, passe na área da mancha e depois seque com pano seco.

Enfim, você percebeu que detergente e água morna são poderosas armas contra manchas em tapetes não?

No mercado existem alguns produtos que ajudam nesta tarefa e determinadas manchas são eliminadas melhor com o auxílio destes produtos.

E você, tem alguma dica para compartilhar conosco? Aguardo seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na nossa lista de e-mail para ficar por dentro das novidades!

Você se cadastrou com sucesso! Obrigado!

Erro. Tente Novamente

VOLPE TÊXTIL will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.